terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Musica na IPI de Bauru


Hoje quando adentramos na igreja e elevamos louvor ao Senhor sempre somos inspirados por uma musica executada pelo conjunto musical, coral, organistas ou seja um grupo de irmãos que se dedicam a musica como maneira de servir ao senhor e proclamar Sua glória.
Mas quando começa os conjuntos musicais na IPI de Bauru e quais foram ?
Lógico nossa igreja sendo a primeira igreja protestante na cidade de Bauru também é da nossa igreja a primeira organização de um coral evangélico nesta cidade, na verdade o coral é anterior a organização da igreja pois foi organizado e teve sua primeira apresentação oficialmente registrado no dia 31 de dezembro de 1918 tendo como primeira regente e organista a irmã Jacy Ferraz ,ela filha do Rev. Belarmino Ferraz, apesar de que naquela época não termos um órgão e sim um piano que pertencia a mesma Jacy Ferraz sendo este de fácil aceso pois o culto nesta época era realizado em um salão ao lado da casa do pastor. Tivemos como regente do coral da IPI de Bauru os seguintes irmãs e irmãos:
Jacy Ferraz
Martha Faustini
Heloisa Alvarenga
Álvaro Almeida
Neisa Godoy
Vera de Castro
Sonia Alvarenga
Destacamos dentre estes os regentes que ficaram longos períodos as irmãs; Jacy Ferraz, Vera de Castro ( hoje membro hoje da Igreja Presbiteriana) e Sonia Alvarenga que refez o coral depois de um longo período de recesso após a divisão da igreja em 1972 ( falaremos mas sobre este assunto em outra oportunidade).
Outro grupo musical que fez história em nossa igreja foi a Banda Evangélica ( Foto) organizada durante o ministério do Rev. Antonio Alvarenga, um conjunto de metais na qual TODOS os instrumentos era de propriedade da nossa igreja o responsável pela Banda Evangélica era o regente e Presbítero Álvaro Almeida onde ele era também responsável junto com o senhor Durval Cardoso pela escola de musica que tinha como objetivo poder ensinar a tocar estes instrumentos, a existência desta banda foi de muita importância tanto para a história da nossa igreja tanto quanto para a historia da cidade de Bauru pois a banda era constantemente convidada para participar de eventos cívicos na cidade, teve grande participação em cultos ecumênicos e em outras cidades.
Infelizmente muito pouco nos resta desta história, os instrumentos que faziam parte desta banda todos foram perdidos com o tempo levados por ex-integrantes da mesma e aqui esta alem de uma história um apelo para possamos reaver estes instrumentos que fazem parte da história e do patrimônio da Igreja Presbiteriana Independente de Bauru.

2 comentários:

::: Zêr ::: disse...

Parabens pelo seu trabalho resgatando a memoria e fatos da nossa igreja que muitos dos membros atuais não conhecem.

Abraço!

Eduardo Magalhães disse...

André, Gostei da Expressão TODOS os instrumentos eram da Igreja. De fato acho que apenas o Douglas deve ter um Saxofone daquele tempo. Precisa ver com ele. Os demais instrumentos se perderam mesmo por ai
Abração
Eduardo